sábado, 28 de maio de 2011


     

    Expert em unhas dá dicas para cuidar das mãos

    Jennifer Wiles, diretora da Escola Internacional de Manicures da Mavala, fala sobre cuidados com as unhas e alerta: "Cortar cutículas é coisa do passado"

    Marcela Farrás

    Foto:  Shutterstock
    Os cuidados com mãos e unhas vão além da beleza. Tirar as cutículas pode causar sérios problemas de saúde
    (Foto: Shutterstock)

    Foto:  Shutterstock
    De acordo com Jennifer Wiles, é possível usar esmaltes o ano todo sem interrupções
    (Foto: Shutterstock)
    Unhas bem cuidadas são elemento básico para uma produção impecável, não? De que adianta arrasar no make e nos cabelos se você estiver com as mãos ressecadas e as unhas fracas, quebradiças e sem acabamento? Mas se engana quem pensa que cuidar das unhas é, apenas, passar um lindo esmalte.
    CRIATIVA conversou com a diretora da Escola Internacional de Manicures da Mavala, Jennifer Wiles, e descobriu uma série de pontos importantes na hora de cuidar de mãos e unhas. Confira a entrevista, aprenda os cuidados e aproveite!
    CRIATIVA - Como devemos cuidar das unhas para que elas se mantenham saudáveis?
    JENNIFER WILES -
    É preciso adotar cuidados básicos como usar creme para as mãos todos os dias e aplicar removedor de cutículas em vez de cortá-las.

    CRIATIVA - Tirar a cutícula é prejudicial?
    JENNIFER WILES -
    A cutícula não é apenas mais uma camada sem importância, mas um tecido vivo. Ela tem a função fundamental de proteger as unhas de bactérias, vírus e fungos que estão no ar. Em casos extremos, tirar a cutícula pode afetar a raiz das unhas e causar sua perda. Cortar a cutícula se tornou coisa do passado, pois, hoje, há outros tratamentos possíveis. Além disso, a partir do momento em que você corta, suas cutículas crescem com mais força e ficam maiores.
    CRIATIVA - O que se deve fazer em vez de cortar as cutículas?
    JENNIFER WILES -
    É preciso usar um creme hidratante específico para as cutículas todos os dias e, uma vez por semana, passar um removedor com hidróxido de potássio, que retira apenas a parte morta das cutículas e mantém a parte viva protegida.

    CRIATIVA - O que se deve fazer para tratar unhas enfraquecidas?
    JENNIFER WILES -
    Você deve usar creme para as cutículas, esfoliante para as mãos e hidratante todos os dias. Produtos para endurecer as unhas devem ser usados uma vez por semana.
    CRIATIVA - Alterações nas unhas podem indicar problemas de saúde?
    JENNIFER WILES -
    Sim. Problemas sistêmicos do seu corpo são mostrados pelo estado das suas unhas. O enfraquecimento pode ser sinal de problemas de tireoide, coração, fígado ou até câncer.

    CRIATIVA - O uso excessivo de esmalte pode prejudicar a unha?
    JENNIFER WILES -
    Não, isso é um mito! A base da unha está viva e é a única parte que precisa respirar, mas para essa “respiração” não é preciso deixar as unhas limpas. Quando a unha está selada apenas pelo esmalte, os líquidos liberados pela sua base não conseguem evaporar e isso leva à proliferação de fungos. Mas, se você usa a base antes de qualquer esmalte e um finalizador (top coat) por cima, a unha não fica selada e consegue eliminar seus líquidos normalmente. Dessa forma, você pode usar esmaltes o ano todo, sem interrupções.
    CRIATIVA - Há cuidados específicos com as unhas no inverno?
    JENNIFER WILES -
    Nesta estação, as mãos ficam mais secas e ásperas. Para resolver estes dois problemas é preciso usar uma máscara que remove as células mortas das mãos e um hidratante noturno protegido por uma luva de plástico. Esses cuidados fortalecem as unhas e mantêm a hidratação da pele.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário