quinta-feira, 9 de junho de 2011

Pare de roer as unhas.

Pare de roer as unhas. Veja dicas

Num tempo em que as mulheres, especialmente, valorizam mãos bem feitas, unha roída, além de não ser bonita, pode ser o indicativo de algum distúrbio emocional.
Segundo o médico dermatologista Francisco Le Voci, a onicofagia – termo técnico para o hábito de roer as unhas – normalmente está relacionada a questões emocionais, como ansiedade e estresse, por exemplo, o que muitas vezes precisa de auxílio psicológico além do tratamento local.
O hábito normalmente é adquirido na adolescência

Os adolescentes são os mais atingidos pelo problema. De acordo com o medico, isso acontece justamente por se tratar de uma época de ansiedade e insegurança. “Quando um adulto vai buscar o início da onicofagia, normalmente ele diz que vem de uma idade mais nova. São raros os casos que começam com mais idade”, revela.

Para Francisco, antes de dar início ao tratamento na área machucada, é importante tentar detectar a origem do problema. Ele acredita que prescrever remédios é uma tentativa de tratar apenas a conseqüência e não a causa. “Gosto de conversar um pouco para descobrir o que a pessoa está passando. Ela precisa achar a razão pela qual aquilo acontece”.

Mãos bonitas exigem rotina de cuidados


O especialista comenta que existem diferentes classificações para o problema, que vão de leves a graves, passando por moderados. Nos mais agudos, de tanto cutucar, a pessoa pode gerar inflamações e dar início a processos infecciosos, causados tanto por fungos como por bactérias. “Quando o local está muito machucado, corre-se o risco de danificar inclusive a base da unha, chamada de matriz, causando assim alterações e até mesmo deformidades no local”, alerta.

O que fazer para melhorar
?

Se a pessoa não puder procurar orientação médica num primeiro momento, o médico sugere algumas dicas para amenizar as lesões. Entre elas está a hidratação da área: “pode ser com cremes comuns mesmo, daqueles à base de óleo de amêndoas, de sementes de uva, pantotenato de cálcio ou silicone volátil”, sugere.
Reposição de minerais ajuda a fortalecer unhas frágeis


De acordo com o dermatologista, essa medida não vai fazer ninguém parar de roer as unhas de imediato, mas servirá como estímulo a partir do momento que as melhoras forem constatadas. Manter as unhas curtas e usar esmaltes fortificantes também pode ajudar.

4 comentários:

  1. graças a Deus nunk tive vicio de roer unha rsrr.
    estou seguindo e gostaria de te convidar para conhecer meu blog e se puder seguir tambem. sua visita e seu comentário são muito importantes.
    http://momentosdemulher.blogspot.com
    twitter @momentosdmulher

    ResponderExcluir
  2. Oi linda muito obrigada pelo carinho lá no blog e já responde seu email e volte sempre final de semana vai ter unha decorada lá.Beijão Simara

    ResponderExcluir
  3. Gostei das dicas do blog!

    bjs

    http://emporiolis.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. adorei seu blog
    ja estou seguindo
    passa no meu comenta e me segue
    beju Camila
    http://thecamilamorena.blogspot.com

    ResponderExcluir